domingo, 29 de abril de 2012

Eu SOU o bom pastor...

Este capítulo do Evangelho de João é uma das mais belas expressões do amor e da companhia de Cristo àqueles que o seguem. João, somente ele, registra o que está contido aqui neste capítulo 10 até o versículo 21. Esta imagem de Cristo como o bom pastor, transmitida por ele mesmo, nos remete ao Salmo 23, e de uma forma harmônica e inspirada como só a Palavra de Deus nos pode tocar, somos como que levados a uma atmosfera de aconchego, amizade e conforto inigualáveis.
O pastor vai à frente, muitas vezes, em determinadas culturas, tocando uma flauta ou cantando, com voz suave e cândida, e as ovelhas o seguem. É, portanto, uma relação de conhecimento, harmonia e obediência.

JESUS, O BOM PASTOR

Neste Evangelho, Cristo, várias vezes, fala sobre a sua pessoa com um sentido de algo significativo para os seus discípulos. Já passamos sobre "eu sou a luz da vida", "eu sou a água viva", "eu sou o pão da vida", e outros "eu sou" virão ainda. Mas, neste pequeno texto de hoje, ele aborda, diretamente, dois outros significados para o ser humano, resultantes de sua vinda ao mundo, ambos de grande profundidade para todos nós. Estão eles registrados nos versículos 9 e 11:"Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, será salvo; entrará e sairá, e achará pastagens." Vejam que sentido especial o texto nos traz! Ele não fala da porta do "que". Ele, simplesmente, é a porta. Para onde quer que queiramos trilhar a nossa vida, ele é a porta.Ou seja, é o caminho por onde devemos passar se queremos iniciar nossa vida profissional, formar o nosso lar, realizar nossa tarefa, filiar-nos a uma igreja. O significado desta porta é mais amplo ainda, se observarmos que por ela podemos entrar ou sair. Isto é, ele nos dá liberdade de trânsito, caso queiramos entrar por ela para encontrar paz, ou queiramos sair por ela para enfrentar a luta da vida. Mais ainda, entrando ou saindo por ela, nós encontraremos alimento, força, resistência, a "pastagem" de que ele fala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário