No âmbito da formação, dentro das dimensões formativas, existe uma denominada Pastoral missionária. Que tem por finalidade oferecer ao jovem seminarista o contato com o povo de Deus, exercendo aquilo que um dia será chamado a realizar. Esta além do fazer coisas, deve proporcionar ao candidato à oportunidade de estar junto, e de exercer o discipulado em missão. No termino das atividades internas nos seminários, somos convidados no período das férias, a continuarmos a exercer e a viver as dimensões da formação. Neste período realizamos a denominada Pastoral de Férias.
A pastoral de férias tem por objetivo, dentre tantos, favorecer o espírito missionário, tendo em vista o bom Pastor que escuta, acolhe e se faz presente. Favorece um maior contato com o povo de nossa diocese, tendo em vista que, passamos maior parte do período formativo em outras dioceses, nos possibilitando criar vínculos e laços sinceros de amizade que nos da forças para continuarmos a formação.
A dimensão pastoral esta estritamente ligada às demais, a saber: Intelectual, espiritual, comunitária e humana afetiva. Ao voltarmos para o seio das nossas famílias e comunidades de origem, somos também convidados a
irmos a outras paróquias para estarmos presentes e disponíveis, durante alguns dias. A pedido e orientação do conselho de formação, somos então enviados a alguma paróquia. Neste ano as paróquias do Bom Jesus de Piatã e de Nossa Senhora da Saúde de Abaíra, na pessoa do seu pároco, esta nos acolhendo.
De acordo com as diretrizes para a formação dos presbíteros da Igreja no Brasil “A formação pastoral se desenvolve ao logo de todo o processo formativo numa diversidade de espaços para a vivência do discipulado e da missão, em vista do exercício do ministério presbiteral.” (173). "
Texto enviado pelo colaborador do blog,
o seminarista Alisson Caires,
datado de 15 de dezembro de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário