As férias são também boa ocasião para o voluntariado. O serviço aos outros sem recompensa é a melhor forma de contribuirmos para a comunidade e de nos habituarmos a ser úteis aos outros.
O objetivo da pastoral de férias, dentre tantos outros, é favorecer o espírito missionário colocando-se a serviço da vida, numa dimensão de escuta, de acolhida e atitude humilde a exemplo de Jesus “O Bom Pastor”. A missão faz parte das atividades formadoras e não está desligada dos outros âmbitos da formação presbiteral inicial como a intelectual, a espiritual, comunitária e afetiva.
Todos os anos no período das férias, os seminaristas retorna para o seio familiar e paroquial e neste período é realizada uma atividade pastoral-missionária durante alguns dias. Também os seminaristas desenvolvem práticas pastorais durante as semanas em paróquias designadas pela equipe de formadores.
De acordo com as diretrizes para a formação dos presbíteros da Igreja no Brasil “A formação pastoral se desenvolve ao logo de todo o processo formativo numa diversidade de espaços para a vivência do discipulado e da missão, em vista do exercício do ministério presbiteral.” (173).
Colaborador e parceiro:
Padre Renato Aguiar
blog: http://missaomusical.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário