sábado, 31 de dezembro de 2011
Feliz 2012
Aos visitantes do Blog, um feliz 2012. Que neste novo ano que irá iniciar, você possa tornar reais todos os seus sonhos, e que possamos seguir sempre juntos na realização de nossos planos e ideais. Que o amor e a paz prevaleçam em nossas famílias, tornando viva a fé e o amor ao próximo.
Alto do Rosário News
quinta-feira, 29 de dezembro de 2011
Padre Rinaldo Silva Pereira
Retornando à Diocese, depois de concluir o Mestrado em Direito Canônico, o Pe. Rinaldo Silva Pereira, juntamente com o Pe. Ademário, esteve em Mucugê (Chapada Diamantina) conhecendo a paróquia na qual tomará posse no próximo dia 15 de Janeiro. A Paróquia de São João Batista, há algum tempo vem se preparando para receber seu primeiro pároco residente, desde a fundação da Diocese há quase 45 anos. A comunidade local se mobilizou para a construção da casa paroquial, que já está quase pronta, e que o Pe. Rinaldo pode conhecer. Confira as fotos extraídas do Paroquia Catedral, Clique Aqui
*Padre Rinaldo foi pároco da cidade de Dom Basílio por vários anos,
cujo o padroeiro é o mesmo, o glorioso São João Batista
Fonte: www.paroquiacatedral.blogspot.com
Parabéns Pe. Renato Aguiar
Padre Renato Aguiar lhe felicito por esses seus 4 anos de serviços prestados á igreja católica. Que Nossa Senhora da Saúde, sua Padroeira o proteja sempre, dando força para seguir sua a caminhada de fé. Desânimo, não cabe no dicionário de um vencedor, e é por isso que através de sua música o senhor consegue encher os corações de tantas pessoas, entusiasmando-as e as fazendo vivenciar o amor de Deus, edificando cada vez mais a nossa igreja católica. Nosso grande colaborador, que em pouco mais de 4 meses de Alto do Rosário News, tornou-se frequentes postagens suas aqui nesta página, não esquecendo da ajuda no design e layout de nosso blog.
Finalizo dizendo: "Deus, proteja esse nosso amigo, dê proteção e vida fraterna. Saúde, Paz, que ele entre neste novo ano animado cada vez mais com a nossa igreja, siga firme na sua caminhada e que se faça presente cada vez mais na vida de seus fiéis nas suas diferentes formas de evangelizar. "
Abraços Padre Renato Aguiar
Josemar Pereira
e equipe Alto do Rosário News
Pe. Renato Aguiar celebra seus 04 anos de vida sacerdotal.
*Texto original retirado do Blog www.missaomusical.com,
Colaborador e parceiro Padre Renato AguiarHoje, quero agradecer a Deus por esses quatro anos de vida sacerdotal. Foram muitas conquistas, alegrias, amizades, trabalhos e revigoramento na fé. Porém, não me esqueço do cansaço, fadigas, medos, insegurança, estresse, tristezas e decepções. Mas que tudo isso eu me sinto um vencedor.
Vou continuar lutando e acreditando no meu ministério. Sei que posso contar com Jesus, afinal de contas foi Ele que me chamou para ser seu colaborador. Recordo como hoje, foi num sábado à noite, na área de evento na paróquia de São Bento, na cidade de Ibicoara – BA. Lá estava eu ansioso, alegre, confiante e emocionado.
Obrigado meu Senhor e meu Deus, por ter me dado forças e proteção durante toda a minha caminhada. Agradeço a diocese que me acolheu, a Dom Armando que me ordenou aos reitores: Pe. Roberto e Pe. Ademário que foram e são meus amigos no processo formativo, minha família, meus amigos e amigas que me ajudaram com orações e financeiramente, a OVM, enfim a todos que de modo direto e indiretamente colaborou para que eu pudesse ser padre.
O padre não é outro Cristo, mas o sinal do Cristo presente. Embora seja constituído por Deus, o sacerdote não deixa de ser “pessoa”, com limites, dificuldades e aspirações. É deixar-se seduzir todos os dias e momentos da vida pelo amor infinito de Cristo. É fazer também com que esse amor seduza o coração dos filhos de Deus e nossos irmãos. É transformar em flores os espinhos encontrados na caminhada; as pedras em degraus para subir até Deus; as dores e o cansaço em alegria, fé e otimismo. Ser padre é deixar transparecer no rosto o brilho de Jesus, para que todos possam dizer: Olhando para você, vi refletido Jesus. Enfim, ser padre é doação, entrega, amor total e dedicação.
( fonte:www.pime.org.br/missaojovem/mjovvocser.htm)
terça-feira, 27 de dezembro de 2011
Boas Vindas 2012
Mensagem de fim de ano
Mais um ano está chegando ao fim, e com ele muita história para contar: momentos maravilhosos, lutas,vitórias, sorrisos, lágrimas, paixões, ódio, nascimento...
Acreditamos que todos temos a nossa história. O importante foi ter entendido que não importa em quantos pedaços nossos corações foram partidos. O mundo não parou para que algum de nós o consertasse, e será sempre assim, mas o mais importante é nunca deixar de acreditar, acreditar que tudo pode mudar e que nem sempre essa mudança vai ser como planejamos. Mas, com certeza, foi o melhor para nós, basta dar uma olhadinha mesmo que rápida pelas nossas vidas, e cada um de nós perceberá que até aquele pedregulho no nosso caminho foi importante para nosso crescimento, para nos fazer fortes, determinados, soberanos, e estufar o peito, mesmo quando nem fôlego tínhamos para prosseguir em frente.
Afinal, sabemos que nem mesmo uma lágrima derramada, e por mais justa que fosse, fará o sol deixar de nascer e brilhar sobre os bons e os maus, todo santo dia. O aprendizado existiu para todos nós, basta sabermos aproveitar.
O meu desejo para cada um de nós no ano que vem é que Deus nos dê sabedoria, equilíbrio e amor dentro dos corações, porque o restante será com certeza a colheita de nossas atitudes ao longo dos 365 dias!
Tenham boas festas e um excelente 2012.
Texto: Jornal do Brasil
André Marques
* André Marques é advogado.
sábado, 24 de dezembro de 2011
Feliz Natal
A Equipe do blog Alto do Rosário News deseja à todos um feliz e abençoado Natal. Que o menino Jesus possa nascer em cada um de nós e que a paz e o amor prevaleça sempre em nossas famílias.
Natal todo dia
Natal é celebrar a
decisão de Deus vir
morar no meio de Seu povo
Uma das maiores festas celebradas em todo o mundo é o Natal. A data comemora o nascimento de Jesus Cristo, em Belém; fato que marcou a linha do tempo com um antes e um depois. Essa festa tornou-se tradição, inspirou artistas e espalhou-se pelo mundo inteiro.
Natal é celebrar a decisão de Deus vir morar no meio de Seu povo. O nascimento do Menino Deus aconteceu durante a “Pax Romana” (um período longo de paz e segurança no Império Romano) e demonstra que Ele é maior que os simples acordos pacifistas formalizados por líderes mundiais. Jesus é a Paz. Em Belém, Cristo assumiu nossa humanidade e quis tornar-se um de nós. Todos os dias centenas de peregrinos fazem memória do Natal naquela região da Palestina. Lá, Santas Missas são celebradas em todas as línguas e todos os dias é possível ouvir “Feliz Natal” porque Jesus continua a nascer no coração de quem se faz pequeno e acolhe a salvação.
Fonte: Texto adaptado de Rodrigo Luiz @rodrigosanluiz
Missionário da Comunidade Canção Nova
Jesus Cristo, o Verdadeiro Sol
Nesta data Celebramos uma das maiores festas cristãs, o Natal. Muito se discute sobre a origem paga desta festa, e muitos questionam se Jesus Cristo nasceu realmente no dia 25 de Dezembro, para nós cristãos católicos pouco importa o dia exato do nascimento do filho de Deus humanado, o que nos importa é que o verbo se fez carme e habitou entre nós. Gerado e não criado, concebido pelo poder do Espírito Santo, no seio virginal de Maria. Acreditamos que neste dia o Amor se fez menino, e nada mudaria se o menino Jesus tivesse Nascido em Janeiro ou Abril, o sentido da Festa que celebramos e único. originalmente esta festa tinha um caráter pagão, no hemisfério norte nesta data ocorre o solstício de inverno, quando o sol parece sumir,porém, no outro dia ( 25) os dias recomeçavam a crescer até o solstício de verão ( 24 de Junho) eles celebravam o sol invicto. todos nos sabemos que sem a luz do sol, não há vida sobre a terra, a Igreja na sua sabedoria pela força do Espirito Santo cristianizou esta festa, para nos lembrar que o verdadeiro Sol e Jesus Cristo.
A Luz que ouvimos na liturgia, Jesus Cristo, filho unigênito do Pai é a Razão para estarmos aqui, ele que criou o sol, se fez homem e veio habitar no nosso meio e continua a morar em nossas famílias. Portanto o Natal é uma festa Cristã, não é paga e muito menos Comercial. Que neste Natal o Menino Jesus venha nascer em nossos corações e nos traga muita Paz, um feliz e abençoado Natal
Alisson Caires, Seminarista..
Pastoral de Férias, por Alisson Caires
No âmbito da formação, dentro das dimensões formativas, existe uma denominada Pastoral missionária. Que tem por finalidade oferecer ao jovem seminarista o contato com o povo de Deus, exercendo aquilo que um dia será chamado a realizar. Esta além do fazer coisas, deve proporcionar ao candidato à oportunidade de estar junto, e de exercer o discipulado em missão. No termino das atividades internas nos seminários, somos convidados no período das férias, a continuarmos a exercer e a viver as dimensões da formação. Neste período realizamos a denominada Pastoral de Férias.
A pastoral de férias tem por objetivo, dentre tantos, favorecer o espírito missionário, tendo em vista o bom Pastor que escuta, acolhe e se faz presente. Favorece um maior contato com o povo de nossa diocese, tendo em vista que, passamos maior parte do período formativo em outras dioceses, nos possibilitando criar vínculos e laços sinceros de amizade que nos da forças para continuarmos a formação.
A dimensão pastoral esta estritamente ligada às demais, a saber: Intelectual, espiritual, comunitária e humana afetiva. Ao voltarmos para o seio das nossas famílias e comunidades de origem, somos também convidados a
irmos a outras paróquias para estarmos presentes e disponíveis, durante alguns dias. A pedido e orientação do conselho de formação, somos então enviados a alguma paróquia. Neste ano as paróquias do Bom Jesus de Piatã e de Nossa Senhora da Saúde de Abaíra, na pessoa do seu pároco, esta nos acolhendo.
De acordo com as diretrizes para a formação dos presbíteros da Igreja no Brasil “A formação pastoral se desenvolve ao logo de todo o processo formativo numa diversidade de espaços para a vivência do discipulado e da missão, em vista do exercício do ministério presbiteral.” (173). "
Texto enviado pelo colaborador do blog,
o seminarista Alisson Caires,
datado de 15 de dezembro de 2011.
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
Seminaristas de Livramento realizam Pastoral de Férias
As férias são também boa ocasião para o voluntariado. O serviço aos outros sem recompensa é a melhor forma de contribuirmos para a comunidade e de nos habituarmos a ser úteis aos outros.
O objetivo da pastoral de férias, dentre tantos outros, é favorecer o espírito missionário colocando-se a serviço da vida, numa dimensão de escuta, de acolhida e atitude humilde a exemplo de Jesus “O Bom Pastor”. A missão faz parte das atividades formadoras e não está desligada dos outros âmbitos da formação presbiteral inicial como a intelectual, a espiritual, comunitária e afetiva.
Todos os anos no período das férias, os seminaristas retorna para o seio familiar e paroquial e neste período é realizada uma atividade pastoral-missionária durante alguns dias. Também os seminaristas desenvolvem práticas pastorais durante as semanas em paróquias designadas pela equipe de formadores.
De acordo com as diretrizes para a formação dos presbíteros da Igreja no Brasil “A formação pastoral se desenvolve ao logo de todo o processo formativo numa diversidade de espaços para a vivência do discipulado e da missão, em vista do exercício do ministério presbiteral.” (173).
Colaborador e parceiro:
Padre Renato Aguiar
blog: http://missaomusical.com/
terça-feira, 13 de dezembro de 2011
13 de dezembro, Dia de Santa Luzia
Fonte: http://www.cancaonova.com
O nome de Santa Luzia deriva do latim e significa: Portadora da luz. Ela é invocada pelos fiéis como a protetora dos olhos, que são a "janela da alma", canal de luz.
Ela nasceu em Siracusa (Itália) no fim do śeculo III. Conta-se que pertencia a uma família italiana e rica, que lhe deu ótima formação cristã, a ponto de ter feito um voto de viver a virgindade perpétua. Com a morte do pai, Luzia soube que sua mãe, chamada Eutícia, a queria casada com um jovem de distinta família, porém, pagão.
Ao pedir um tempo para o discernimento e tendo a mãe gravemente enferma, Santa Luzia inspiradamente propôs à mãe que fossem em romaria ao túmulo da mártir Santa Águeda, em Catânia, e que a cura da grave doença seria a confirmação do "não" para o casamento. Milagrosamente, foi o que ocorreu logo com a chegada das romeiras e, assim, Santa Luzia voltou para Siracusa com a certeza da vontade de Deus quanto à virgindade e quanto aos sofrimentos pelos quais passaria, assim como Santa Águeda.
Santa Luzia vendeu tudo, deu aos pobres, e logo foi acusada pelo jovem que a queria como esposa. Não querendo oferecer sacrifício aos falsos deuses nem quebrar o seu santo voto, ela teve que enfrentar as autoridades perseguidoras. Quis o prefeito da cidade, Pascásio, levar à desonra a virgem cristã, mas não houve força humana que a pudesse arrastar. Firme como um monte de granito, várias juntas de bois não foram capazes de a levar (Santa Luzia é muitas vezes representada com os sobreditos bois). As chamas do fogo também se mostravam impotentes diante dela, até que por fim a espada acabou com vida tão preciosa. A decapitação de Santa Luzia se deu no ano de 303.
Conta-se que antes de sua morte teriam arrancado os seus olhos, fato ou não, Santa Luzia é reconhecida pela vida que levou Jesus - Luz do Mundo - até as últimas consequências, pois assim testemunhou diante dos acusadores: "Adoro a um só Deus verdadeiro, e a Ele prometi amor e fidelidade".
Santa Luzia, rogai por nós!
segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
12 de dezembro, Dia de Nossa Senhora de Guadalupe
Fonte: www.cancaonova.com
Num sábado, no ano de 1531, a Virgem Santíssima apareceu a um indígena que, de seu lugarejo, caminhava para a cidade do México a fim de participar da catequese e da Santa Missa enquanto estava na colina de Tepeyac, perto da capital. Este índio convertido chamava-se Juan Diego (canonizado pelo Papa João Paulo II em 2002).
Nossa Senhora disse então a Juan Diego que fosse até o bispo e lhe pedisse que naquele lugar fosse construído um santuário para a honra e glória de Deus.
O bispo local, usando de prudência, pediu um sinal da Virgem ao indígena que, somente na terceira aparição, foi concedido. Isso ocorreu quando Juan Diego buscava um sacerdote para o tio doente:"Escute, meu filho, não há nada que temer, não fique preocupado nem assustado; não tema esta doença, nem outro qualquer dissabor ou aflição. Não estou eu aqui, a seu lado? Eu sou a sua Mãe dadivosa. Acaso não o escolhi para mim e o tomei aos meus cuidados? Que deseja mais do que isto? Não permita que nada o aflija e o perturbe. Quanto à doença do seu tio, ela não é mortal. Eu lhe peço, acredite agora mesmo, porque ele já está curado. Filho querido, essas rosas são o sinal que você vai levar ao Bispo. Diga-lhe em meu nome que, nessas rosas, ele verá minha vontade e a cumprirá. Você é meu embaixador e merece a minha confiança. Quando chegar diante dele, desdobre a sua "tilma" (manto) e mostre-lhe o que carrega, porém, só em sua presença. Diga-lhe tudo o que viu e ouviu, nada omita..."
O prelado viu não somente as rosas, mas o milagre da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, pintada prodigiosamente no manto do humilde indígena. Ele levou o manto com a imagem da Santíssima Virgem para a capela, e ali, em meio às lágrimas, pediu perdão a Nossa Senhora. Era o dia 12 de dezembro de 1531.
Uma linda confirmação deu-se quando Juan Diego fora visitar o seu tio, que sadio narrou:"Eu também a vi. Ela veio a esta casa e falou a mim. Disse-me também que desejava a construção de um templo na colina de Tepeyac e que sua imagem seria chamada de 'Santa Maria de Guadalupe', embora não tenha explicado o porquê". Diante de tudo isso muitos se converteram e o santuário foi construído.O grande milagre de Nossa Senhora de Guadalupe é a sua própria imagem. O tecido, feito de cacto, não dura mais de 20 anos e este já existe há mais de quatro séculos e meio. Durante 16 anos, a tela esteve totalmente desprotegida, sendo que a imagem nunca foi retocada e até hoje os peritos em pintura e química não encontraram na tela nenhum sinal de corrupção.
No ano de 1971, alguns peritos inadvertidamente deixaram cair ácido nítrico sobre toda a pintura. E nem a força de um ácido tão corrosivo estragou ou manchou a imagem. Com a invenção e ampliação da fotografia descobriu-se que, assim como a figura das pessoas com as quais falamos se reflete em nossos olhos, da mesma forma a figura de Juan Diego, do referido bispo e do intérprete se refletiu e ficou gravada nos olhos do quadro de Nossa Senhora. Cientistas americanos chegaram à conclusão de que estas três figura estampadas nos olhos de Nossa Senhora não são pintura, mas imagens gravadas nos olhos de uma pessoa viva.
Declarou o Papa Bento XIV, em 1754: "Nela tudo é milagroso: uma Imagem que provém de flores colhidas num terreno totalmente estéril, no qual só podem crescer espinheiros... uma Imagem estampada numa tela tão rala que através dela pode se enxergar o povo e a nave da Igreja... Deus não agiu assim com nenhuma outra nação".
Coroada em 1875 durante o Pontificado de Leão XIII, Nossa Senhora de Guadalupe foi declarada "Padroeira de toda a América" pelo Papa Pio XII no dia 12 de outubro de 1945.
No dia 27 de janeiro de 1979, durante sua viagem apostólica ao México, o Papa João Paulo II visitou o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e consagrou a Mãe Santíssima toda a América Latina, da qual a Virgem de Guadalupe é Padroeira.
Nossa Senhora de Guadalupe, rogai por nós!
Investidura de Ministros da Eucaristia em Dom Basílio
Foi realizada na noite do último domingo, dia 11, uma missa solene, presidida pelo bispo diocesano Dom Armando Bucciol e pelo pároco, padre Mário Martins na igreja de São João Batista em Dom Basílio. A celebração serviu para a investidura de novos ministros da sagrada eucaristia e renovação dos que já exercem essa função. Na ocasião estiveram presentes 38 pessoas aptas a receber a ordem de levar o corpo de cristo a cada comungante, seja na igreja, com a distribuição da comunhão na missa, culto, celebração etc, ou distribuição da comunhão fora da missa, aos doentes ou outras pessoas que com razão o solicitem, e tambem é dado ao mesmo o poder de expor o Santíssimo Sacramento para adoração dos fiéis. A comunidade do Alto do Rosário enviou duas representantes para tomarem posse desse dom, com certeza duas mulheres aptas á levarem o corpo de cristo aos fieis dignos de o receber; são elas Isabel Flores que é a líder comunitária de nossa comunidade e Julita, a coordenadora da pastoral do dizimo de Alto do Rosário. Sem duvida, duas mulheres preparadas parta assumir seu posto. Fotos Aqui >>
Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão
Após o Concílio do Vaticano II (1962-65), o Papa Paulo VI autorizou a instituição dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESC), fiéis leigos cuja missão é facilitar aos celebrantes a distribuição da S. Comunhão em igrejas, capelas, hospitais, aos doentes nas casas e outros lugares, desde que o sacerdote não possa fazer isso. A Santa Sé alerta, porém, que o exercício desse ministério deve conservar o seu caráter supletivo e extraordinário, não dispensando os Ministros Ordinários (Bispos, presbíteros, diáconos) de fazer a sua parte.
Este ministério sagrado deve ser exercido por leigos que tenham uma vida cristã autêntica, sejam maduros na fé, e possam servir a Igreja. Além disso, o MESC deve ter uma boa formação doutrinária, pois pode também realizar a celebração da palavra, orientar as pessoas a quem leva a Eucaristia, etc. Ele deve ensinar e viver o que a Igreja ensina, especialmente em relação à Eucaristia e as condições para recebê-la dignamente. Isto exige do Ministro que ele conheça a doutrina da Igreja, especialmente a fundamentação dogmática, moral e sacramental.
Os MECE devem, na medida do possível, realizar estudos de doutrina: estudar os documentos da Igreja, as encíclicas e cartas dos papas, o Catecismo, o Código de Direito Canônico, etc.
É importante que o Ministro conheça os documentos especialmente referentes à Eucaristia, afim de exercer retamente esse ministério. Os Papas sempre falam da Eucaristia, pois ela é “o centro da vida da Igreja” como disse João Paulo II na encíclica “Ecclesia de Eucharistia” (A Igreja vive da Eucaristia), de 2003. O mesmo Papa publicou a Carta Apostólica “Mane Nobiscum Domine”, em 2004, no Ano da Eucaristia. Paulo VI publicou a “Misterium Fidei”, em 1965, sobre o culto da Eucaristia.
De especial importância é que os ministros estudem a Instrução da “Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos”, “Redemptionis Sacramentum”, “sobre algumas coisas que se devem observar e evitar acerca da Santíssima Eucaristia”. Esta Instrução foi preparada por determinação do Papa João Paulo II em colaboração com a “Congregação para a Doutrina da Fé” e o mesmo Pontífice a aprovou no dia 19 do mês de março de 2004, para coibir os erros e abusos que ocorrem na celebração. Esta Instrução esclarece muitas dúvidas sobre a celebração da Eucaristia.
É também importante que o Ministro conheça a “Instrução Geral do Missal Romano”, que disciplina a celebração da Santa Missa. Muitos procedimentos são feitos de maneira errada porque não se conhece ou não se observa essa Instrução. Por exemplo, não é lícito deixar que cada fiel se sirva da Eucaristia sem que haja um Ministro a distribuí-la. A Eucaristia deve ser entregue a cada comungante e não apenas deixada sobre o altar à disposição.
Por outro lado, o MESC, como um agente da Igreja, precisa conhecer a doutrina católica de maneira ampla. O nosso povo católico é carente do conhecimento dessa doutrina, e por isso é levado para outras comunidades eclesiais e seitas que não se coadunam com a fé católica. O MESC que vai às casas, precisa dessa formação para levar a verdade da Igreja ao povo. Para isso é fundamental que ele estude o Catecismo da Igreja, que é um manual completo da doutrina católica; como disse João Paulo II é “o texto de referência, seguro e autêntico para o ensino da doutrina católica” (Fidei depositum).
O MECE não é um mero “despachante rápido e prático”. O amor às coisas sagradas deve tornar espontânea a observância de tais instruções.
Texto: Prof. Felipe Aquino http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/
Ibipitanga acolheu e realizou o Canta Povo de Deus
Uma noite de grande alegria, um povo alegre e fervoroso, reunido para celebrar a vida. Com a dança e o canto todos renderam louvores ao Senhor ao som e animação do Pe. Renato Aguiar e os Músicos Missionários na paróquia de Santa Luzia na cidade de Ibipitanga – BA.
Como nos diz a música “no meio dos louvores Deus habita” e nós podemos sentir o prazer de estarmos na Sua presença. Intercalando com momentos de orações, o “Canta Povo de Deus” mais uma vez disseminou a semente da Boa Nova, fazendo um forte convite aos que estavam presentes, de modo particular ao jovens a se voltarem para o Senhor e buscar Nele a solução e realização para as diversas situações da vida.
No Senhor encontramos a nossa maior motivação de viver. E nós podemos expressar isso através do nosso canto, da nossa dança e dos nossos louvores. Anunciamos com a nossa voz e nossos instrumentos que Jesus Cristo é o Senhor e que Ele nos abençoe e proteja sempre. Afaste de nós tudo aquilo que venha atrapalhar a divulgação do seu evangelho.
Mais uma bênção e graça podemos experimentar nesse show que fala do amor de Deus para com todos nós.
(Show de Padre Renato Aguiar, nosso colaborador)
Fonte: www.missaomusical.com
sábado, 10 de dezembro de 2011
Cruz e Ícone da JMJ em Livramento de Nossa Senhora
JMJ - RIO 2013 Visando a Jornada Mundial da Juventude que acontecerá na segunda quinzena do ano de 2013 na bela cidade do Rio de Janeiro, entre outros eventos preparativos, a Igreja do Brasil se prepara para esse grande momento com a peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora. A Diocese de Livramento de Nossa Senhora também foi contemplada com a visita destes dois objetos sagradas. A Cruz e o Ícone chegaram à cidade de Livramento por volta das 02:40 hrs da tarde da última quinta-feira dia 08. Sob um sol forte, os jovens vindos de todas as paroquias pertencentes á diocese de Livramento receberam com entusiasmo e fervor os símbolos que traziam um clima de paz e esperança aos jovens e ao povo de nossa diocese. Na catedral houve a recepção e um momento de louvor seguida de celebração, em seguida foi feita uma caminhada rumo a Paróquia do Taquari onde foi realizada grande animação seguida da Celebração Eucarística. Ao final do dia a Cruz e o Ícone seguiram para a Diocese de Jequié. Fotos Aqui |
segunda-feira, 5 de dezembro de 2011
Feliz Aniversário, Seminarista Alisson Caires
Seminarista Alisson Caires, que neste dia 06 de dezembro dá mais um passo na existencia da vida |
Feliz Aniversário, grande amigo
Um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano.
Desejo a você, um ano cheio de amor e de alegrias.
Afinal fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas.
Sorrir novos motivos e chorar outros, porque, amar o próximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes.
Os colegas seminaristas |
Fazer Aniversário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus.
É ser grato, reconhecido, forte, destemido.
É ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo;
Parabéns a você nesse dia tão grandioso.
São os sinceros votos de felicidade de todos os que te amam, e que façam minhas todas essas palavras ditas atrás: Muitas felicidades Ser Especial, Iluminado.
"Pax et bonum"
A Cruz da Jornada Mundial da Juventude em Livramento
"No peito eu levo uma cruz, no meu coração o que disse Jesus..."
A cruz da Jornada Mundia da Juventude (JMJ) está percorrendo o nosso país, por ocasião do Dia Mundial da Juventude que acontecerá em 2013, no Rio de Janeiro. Ela chegará na Diocese de Nossa Senhora do Livramento através da cidade de Boninal, onde passará a noite do dia 07 de Dezembro em vigília, já no dia 08 de Dezembro (dia Santo de Guarda - Solenidade de NSª da Conceição), feriado, ela passará em Piatã, Abaíra, Jussiape, Rio de Contas e chegará em Livramento por volta de 12:00, ficará na Catedral e por volta das 14:00Hs segue para o Torre do Bom Jesus, em Taquari, onde haverá apresentações e show, ás 16:00Hs acontece na praça da torre a Santa Missa que encerra a peregrinação da Cruz em nossa Diocese, daqui ela segue para a Diocese de Jequié. Os jovens das cidades que compõem a Diocese de Livramento estão se organizando: no dia 08, em livramento, espera-se ter a representação de todas as paróquias.
III Maratona pela Vida em Dom Basílio
Aconteceu nos dias 03 e 04 de dezembro de 2011, na Praça São João Batista, centro de Dom Basílio – BA, a III Maratona pela vida, organizada pelo vereador Orlando Barbosa Caíres Silva, PV. Este ano com o projeto: ‘Não Jogue com a Vida... Não Use Drogas’, Dom Basílio, Unida Pela Fé na Marcha Contra o Uso de Drogas.
Pensando nisso, o vereador Orlando junto com os demais componentes da comissão teve a brilhante iniciativa de trabalhar esse tema tão pertinente. O projeto foi idealizado com a intenção de sensibilizar e debater sobre o uso das diversas dependências químicas, bem como suas causas e conseqüências.
Fazendo memória a comissão recorda os outros dois projetos realizados nos anos anteriores. A Primeira Maratona A Luta Pelo Uso do Capacete, do qual atualmente diminuiu o número de óbitos na cidade. A Segunda Maratona “Quem Procura Cura a Luta Contra o Câncer”.
“O grande objetivo do projeto é abordar e discutir sobre a questão do uso de drogas, sensibilizando a população, debatendo, discutido, refletindo e informando a todos, em especial os jovens sobre o uso das diversas dependências químicas. E também sobre aqueles que envolvem filhos e menores de idade para a compra de bebidas alcoólicas com um alto índice de consumo na região, que os dombasilienses sintam-se tocados nessa luta que visa a VIDA como o maior presente de Deus”, comentou Sônia uma defensora do projeto.
Estiveram presentes prestigiando o projeto os padres: Mário (Pároco de Dom Basílio), Elízio (Vigário paroquial do Taquari), Renato Aguiar (Vigário paroquial de Jussiape). O casal Dom e Maria, coordenadores da Pastoral Familiar na diocese de Livramento e a Jovem Suzane Medrado, coordenadora do Pastoral da Juventude de Jussiape.
“Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que introduzida no organismo modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas, de animais e de alguns minerais. Exemplo a cafeína (do café), a nicotina (presente no tabaco), o ópio (na papoula) e o THC ou tetrahidrocanabinol (da cannabis). As drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo para isso técnicas especiais. O termo droga, presta-se a várias interpretações, mas ao senso comum é uma substância proibida, de uso ilegal e nocivo ao indivíduo, modificando-lhe as funções, as sensações, o humor e o comportamento. Do ponto de vista jurídico, segundo prescreve o parágrafo único do art. 1.º da Lei n.º 11.343, de 23 de agosto de 2006 (Lei de Drogas): "Para fins desta Lei, consideram-se como drogas as substâncias ou produtos capazes de causar dependência, assim especificados em lei ou relacionados em listas atualizadas periodicamente pelo Poder Executivo da União". Isto significa dizer que as normas penais que tratam do usuário, do dependente e do traficante são consideradas normas penais em branco. Atualmente, no Brasil, são consideradas drogas todos os produtos e substâncias listados na Portaria n.º SVS/MS 344/98.
As drogas estão classificadas em três categorias: as estimulantes, os depressores e os perturbadores das atividades mentais. O termo droga envolve os analgésicos, estimulantes, alucinógenos, tranqüilizantes e barbitúricos, além do álcool e substâncias voláteis. As psicotrópicas são as drogas que tem tropismo e afetam o Sistema Nervoso Central, modificando as atividades psíquicas e o comportamento. Essas drogas podem ser absorvidas de várias formas: por injeção, por inalação, via oral ou injeção intravenosa”.
Fonte: www.missaomusical.com
quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
Dezembro, mês do Natal do Senhor
Estamos no mês do Natal, quando, no dia 25, comemoramos o nascimento
do menino Jesus, filho da Virgem Maria e do carpinteiro José e representante
de Deus na Terra, morto na cruz para salvar a humanidade.
O Nascimento de Jesus Cristo
Segundo narra o evangelista Lucas (capitulo II), Augusto César imperador romano, decretou um recenseamento na Palestina, sob a orientação de Quirino, governador da Síria.
O principal objetivo, óbvio, era fiscal.
Roma, a grande senhora que dominava o Mundo, desejava saber quantos potenciais pagadores de impostos sustentavam a riqueza e a boa vida de sua aristocracia.
Os judeus deveriam ser recenseados em sua cidade de origem, o que provocou invulgar movimento nas estradas e nas cidades.
José, que morava com Maria em Nazaré, era natural de Belém. Viu-se, portanto, na contingência de uma viagem que demandava perto de cinco dias.
A estalagem, previsivelmente, estava lotada.
O casal acomodou-se num estábulo, provavelmente na periferia. A tradição fixou o local como uma gruta e inseriu um boi e um asno, não presentes no relato de Lucas, que é extremamente lacônico.
Informa o evangelista, com absoluta economia de palavras, no versículo 7:
...e teve um filho primogênito, e o enfaixou e o deitou em uma manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.
Quanto ao mais, funcionou a imaginação.
Envolver a criança em faixas era um costume hebreu que tinha por objetivo não apenas aquecer a criança, mas também limitar seus movimentos.
Acreditava-se que isso garantiria braços e pernas fortes e sem problemas.
Nesse ínterim, pastores que cuidavam de seus rebanhos, nas cercanias de Belém, foram visitados por um anjo. Este os informou de que o emissário divino, aguardado com grande expectativa pelo povo judeu, chegara finalmente. Haveriam de encontrá-lo numa manjedoura, envolto em panos.
Outros anjos apareceram e, num coro celestial, entoaram, em glorioso cântico, a proclamação:
Glória a Deus nas Alturas, paz na Terra aos homens de boa vontade.
Pouco depois, os pastores encontraram Jesus como fora indicado, e lhe renderam homenagens.
Temos aqui, caro leitor, em breves palavras, o nascimento de Jesus, comemorado festivamente em 25 de dezembro, data magna do Cristianismo, o acontecimento mais marcante da História.
No Natal, que significa nascimento, há um clima de esperança e fraternidade nas comunidades cristãs.
Jesus parece mais próximo dos homens.
O correto seria dizer que estamos mais perto dele, ante a mística natalina, a exortar a boa vontade, a vontade de ser bom.
Advento! Tempo de Esperança.
"O Senhor está pra chegar, já se cumpre a profecia. O Reino então será liberdade e alegria”. Assim, iniciamos com grande júbilo um tempo de esperança e de grandes expectativas, pois Aquele que é o Sol radiante que vem iluminar e aquecer os nossos corações, vem com um lindo objetivo: salvar a humanidade.
O Advento (do latim Adventus: "chegada", do verbo Advenire: "chegar a") é o primeiro tempo do Ano litúrgico, o qual antecede o Natal. Para nós cristãos católicos, é um tempo de preparação e alegria, onde os fiéis, esperando o Nascimento de Jesus Cristo, vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a Paz. No calendário religioso este tempo corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal.
Para viver esse tempo, a Liturgia da Igreja Católica usa dinâmica da Coroa do Advento que é o primeiro anúncio do Natal. Ela é da cor verde, que simboliza a esperança e a vida, enfeitada com uma fita vermelha, simbolizando o amor de Deus que nos envolve e também a manifestação do nosso amor, que espera ansioso o nascimento do Filho de Deus.
O Advento deve ser celebrado com sobriedade e com discreta alegria. Não se canta o Glória, para que na festa do Natal, nos unamos aos anjos e entoemos este hino como algo novo, dando glória a Deus pela salvação que realiza no meio de nós. A liturgia do Advento nos impulsiona a reviver alguns dos valores essenciais cristãos, como a alegria expectante e vigilante, a esperança, a pobreza, a conversão.
No Advento, precisamos nos questionar e aprofundar a vivência da pobreza. Não pobreza econômica, mas principalmente aquela que leva a confiar, se abandonar e depender inteiramente de Deus e não dos bens terrenos. Pobreza que tem n'Ele a única riqueza, a única esperança e que conduz à verdadeira humildade, mansidão e posse do Reino.
O tempo do Advento é para toda a Igreja, momento de forte mergulho na liturgia e na mística cristã. É tempo de espera e esperança, de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor, como uma noiva que se enfeita, se prepara para a chegada de seu noivo, seu amado. Deus é fiel a suas promessas: o Salvador virá; daí a alegre expectativa, que deve nesse tempo, não só ser lembrada, mas vivida, pois aquilo que se espera acontecerá com certeza.
Assinar:
Postagens (Atom)